O que é a síndrome do piriforme?

o que é a síndrome do piriforme ou a falsa ciática

O que é a síndrome do piriforme? ou a falsa ciatalgia?

A síndrome do piriforme é causada por um músculo piriforme tenso ou inflamado. Este músculo está localizado no fundo da nádega em ambos os lados da pelve e se liga a ambos os lados do osso do quadril (fêmur).

O músculo piriforme é um pequeno músculo que se liga à parte de trás da articulação do quadril (o sacro) e à parte superior do fêmur (o osso da coxa).

O músculo piriforme ajuda a girar a coxa para fora quando você anda ou corre. Também ajuda a estabilizar sua pelvis quando você fica em uma perna.

O que causa a síndrome do piriforme?

A síndrome do piriforme é uma condição na qual o músculo piriforme comprime ou irrita o nervo ciático, por isso é também chamada de falsa ciática ou falsa ciatalgia. O nervo ciático vai da parte inferior das costas (coluna lombar), passa pelas nádegas e desce pela parte de trás de cada perna.

A síndrome do piriforme pode causar dor nas nádegas, parte superior das coxas e parte inferior das costas, e também pode causar dormência ou formigamento na perna.

A síndrome do piriforme é uma causa comum de dor lombar, embora também possa ocorrer sem dor nas costas. A síndrome do piriforme afeta pessoas que passam muito tempo sentadas, como trabalhadores de escritório, motoristas de carro e usuários de computador.

Como saber se tenho a síndrome do piriforme ou a falsa ciática?

Você pode ter síndrome do piriforme se sentir dor nessas áreas:

  • dor nas nádegas e quadris, 
  • dor nas costas e nas pernas, 
  • dormência ou formigamento nos pés ou dedos dos pés e 
  • Espasmos musculares. 

A dor geralmente começa em um lado da nádega e irradia para a perna até o pé.

Se você acha que pode ter síndrome do piriforme, há algumas perguntas que você pode fazer para determinar se é provável: 

  • Sua perna está dolorida e tensa pela manhã? 
  • Você tem uma dor profunda no músculo da nádega que irradia para o joelho ou tornozelo? 
  • Há alguma dor quando você anda ou se inclina?

Quais os sintomas da síndrome do piriforme?

Os sintomas da síndrome do piriforme incluem dor, formigamento, dormência ou fraqueza na nádega e em uma perna. A dor geralmente piora com a pressão prolongada e pode ser aliviada por ajustes articulares (Quiropraxia), terapia mio-articular e alongamento.

Os sintomas desta síndrome podem incluir formigamento, dormência ou dor aguda na parte inferior das costas, nádegas ou parte superior da perna. 

A gravidade desses sintomas pode variar de pessoa para pessoa.

Os sintomas da síndrome do piriforme são frequentemente diagnosticados erroneamente como ciática, conhecida como a falsa ciatalgia ou disfunção da articulação sacroilíaca.

A síndrome do piriforme é frequentemente tratada com Quiropraxia, terapia mio-articular, terapia manual, alongamentos e exercícios.

Como é feito o diagnóstico da síndrome do piriforme?

O diagnóstico da síndrome do piriforme geralmente é feito por um exame físico. O Quiropraxista tentará identificar qualquer sensibilidade na área da dor e se houver outros sintomas presentes. O Quiropraxista também pode pedir para fazer uma ressonância magnética ou raio-X para descartar quaisquer outras causas possíveis para a dor, como um tumor ou artrite / artrose.

O exame físico testará a sensibilidade no músculo piriforme e se há algum sintoma neurológico. Por exemplo, se você tiver uma lesão no nervo ciático ou hérnia de disco, poderá sentir dormência e formigamento nos pés e nas pernas.

Os testes da síndrome do piriforme são usados quando há sinais de uma pessoa com esse distúrbio, como dor, formigamento, dormência, dores agudas e fraqueza nos músculos das pernas ou nádegas.

Alguns testes ortopédicos para o diagnóstico da síndrome do músculo piriforme:

O teste de Freiberg também é conhecido como teste de estiramento do piriforme e é usado para identificar se há irritação ou inflamação no músculo piriforme. Ele pode ser usado para diagnosticar a síndrome do piriforme alongando o músculo piriforme enquanto você está deitado de costas com uma perna esticada e uma perna dobrada sobre a outra formando um quatro. A dor nesta posição indica que pode haver um problema com este músculo.

Teste de Lasègue 

O teste de Lasègue é um teste clínico com o nome do neurologista francês Hippolyte Marie Lasègue, que descreveu o teste pela primeira vez em 1874. É usado para diagnosticar a síndrome do piriforme, que é um tipo de ciática.

Teste de Lasègue Sentado: paciente sentado na borda da mesa com quadril e joelhos fletidos e se realiza uma extensão gradual do joelho. O teste é considerado positivo se o paciente sentir dor no trajeto do nervo.

Como é o tratamento da síndrome do piriforme?

O tratamento para a síndrome do piriforme é geralmente simples. 

Envolvendo Quiropraxia ( para que seja feito os ajustes articulares, e assim, uma melhor mobilidade na região Sacro-Ilíaca e região lombar), alongamentos específicos para o corpo do paciente, terapia manual, e orientações de postura e mudança de certos hábitos que possam estar prejudicando o quadro.. 

Qual o tempo de recuperação da síndrome do piriforme?

Há muitos fatores que desempenham um papel em quanto tempo leva para que o processo de recuperação seja concluído. A gravidade da condição, a frequência com que é exacerbada e a idade do paciente são fatores que podem ajudar a determinar quanto tempo levará para melhorar.

O tempo de recuperação depende da gravidade dos sintomas, mas geralmente leva cerca de 3 a 6 semanas para se recuperar dessa condição.

Como alongar o músculo piriforme?

Como alongar o músculo piriforme deitado?

 

Como alongar o músculo piriforme sentado?

Como alongar o músculo piriforme sentado?

Devemos lembrar que levou tempo para o corpo atingir certo grau de degeneração, então é normal e compreensivo esperar um determinado tempo para sua recuperação.

Removendo-se a subluxação articular e devolvendo o bom funcionamento articular, há um alívio dos sintomas e remissão da dor.

Ligue e agende sua consulta de Quiropraxia : 011-98928-8181

Atenciosamente;

Quiro Salus – Clínica de Quiropraxia em sp

Sinta os benefícios da Quiropraxia e descubra as vantagens desse tratamento natural para dor nas costas e nervo inflamado…

2 comentários em “O que é a síndrome do piriforme?”

  1. Pingback: O que é escoliose - Quiro Salus – Clínica de Quiropraxia

  2. Pingback: dentista com dor nas costas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.