o que é a dor na aTM

Dor na ATM

A dor na ATM ( Articulação Temporomandibular ), pode causar dor no rosto, dor de cabeça, dores de ouvido ou dor no pescoço.

Dor na ATM

O que é ATM?

A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação complexa e delicada entre o maxilar e o crânio que nos permite mastigar, abrir a boca e falar.

A articulação localizada em ambos os lados da cabeça é responsável pelos movimentos mandibulares – isto é, movimentos que trazem a mandíbula para frente, para trás ou para os lados.

A variedade de movimentos em nossos maxilares, assim como a capacidade de mastigar e engolir alimentos, é possibilitada por uma combinação de movimentos rotacionais e translacionais.

A ATM pode causar DTM ( Distúrbio Temporomandibular), uma sensação de que a mandíbula está protuberante para fora e travada. Cerca de 15% dos americanos sofrem de dores faciais crônicas, de acordo com a Associação Dental Americana – geralmente decorrentes de problemas na ATM.

Problemas com esta articulação podem causar dor no rosto ou na cabeça, dores de ouvido, dor no pescoço ou dores de cabeça.

Alguns dos sintomas da ATM inflamada são:

-Dor de cabeça;

-Dor de ouvido;

Dor no pescoço;

-Problemas de mastigação.

Quais são as causas mais comuns de dor na ATM?

A disfunção da ATM pode apresentar diversas causas, desde fatores emocionais — estresse, tensão e ansiedade — a questões físicas, como uma pancada na região ou problemas na arcada dentária.

A dor na ATM pode ser ocasionada tanto por problemas musculares quanto pelo deslocamento da própria articulação, seja no disco cartilaginoso ou mesmo no osso. Por isso, a causa exata pode ser difícil de identificar. No entanto, destacam-se entre as principais:

  • bruxismo, o hábito inconsciente de ranger ou cerrar os dentes durante o sono ou quando se está acordado;
  • Mastigação incorreta, alinhamento dentário inadequado e outros distúrbios;
  • eventos traumáticos na região, lesões na mandíbula e nos dentes, distúrbios na cabeça ou no pescoço, como chicotadas e artrite;
  • problemas com os dentes e gengivas, tais como dentes desalinhados ou ausentes.
Sintomas de dor na ATM

Quais são alguns sintomas de um distúrbio da ATM?

A dor na ATM é o sintoma mais comum. Entretanto, outros sinais podem aparecer antes ou depois disso e também devem ser considerados: dores de cabeça, dores de ouvido (especialmente em pressão profunda), luxação da mandíbula ao abrir/fechar a boca; flacidez muscular ao mastigar chiclete.

 

A dor na ATM é caracterizada por um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Um som de clique ou estalido ocorre quando a boca é aberta e fechada;
  • Sua boca é incapaz de abrir ou fechar completamente;
  • Edema (inchaço) facial;
  • Enxaquecas ( Dor de Cabeça ) severas que ocorrem com freqüência;
  • Dores intensas na mandíbula são freqüentemente sentidas nos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

 

Dor de cabeça e dores faciais

A dor de cabeça é geralmente sentida perto ou ao redor da orelha e pode se estender às têmporas, testa e rosto. Pode ser causada por uma série de fatores, como estresse, fadiga ou maus hábitos de sono (insônia).

Dor e estalo ao abrir a boca

Estes são os sintomas clássicos associados à TMD. Além disso, as pessoas podem sentir dor ao abrir e fechar a boca (como quando bocejam), ou ter uma mordida desajustada entre seus dentes superiores e inferiores.

Mesmo que não haja dor, os pacientes podem experimentar cliques e rangidos na mandíbula que dificultam a mastigação. Este problema está geralmente associado a disfunções do disco de cartilagem.

Mandíbula fora do Lugar (Mal posicionada)

Se seu maxilar for deslocado de sua posição normal ( ficar mal posicionada ), um dentista ou outro especialista terá que colocá-lo de volta na congruência articular  (onde ele pertence).

Inchaço (Edema articular)

Embora incomum, o inchaço pode ser um sintoma de disfunção da ATM. Quando o músculo masseter – que cobre parte da mandíbula e bochechas – é afetado por esta condição, pode causar inchaço.

O diagnóstico é feito através de um cuidadoso histórico e exame físico, complementado por radiografias ou ressonância magnética, se necessário.

Tratamentos para a dor na ATM

Os casos crônicos geralmente não são curáveis, mas vários tratamentos podem ser usados para aliviar os sintomas e controlar as causas. Estes incluem tratamento de Quiropraxia, massagem terapêutica para relaxar os músculos e medidas de redução do estresse, como exercícios respiratórios ou meditação.

O tratamento deve ser escolhido com base na causa de um problema.

6 opções de tratamento para a dor na ATM incluem:

  1. tratamento de Quiropraxia para dor na ATM:
    1. 1 – A primeira visita com o Quiropraxista para o tratamento de dor na ATM, envolve uma avaliação, diagnóstico e início do tratamento de quiropraxia, caso não haja nenhuma contra-indicação;
  2. Uso de analgésicos, relaxantes musculares e medicamentos anti-inflamatórios durante a fase aguda do controle da dor;
  3. Uso de uma placa de acrílico feita sob medida para reduzir os efeitos do bruxismo;
  4. Exercícios e técnicas para relaxar os músculos da mandíbula ( também orientados pelo Quiropraxista);
  5. Uso de aparelhos ortodônticos para corrigir problemas de mordidas e arcadas;
  6. A cirurgia pode ser necessária se outros tratamentos não forem bem sucedidos.

Há muitos sintomas associados à dor na ATM, tanto direta quanto indireta. A disfunção pode ser causada por alguns fatores, desde bruxismo (ranger os dentes) até trauma ou problemas dentários.

É por isso que é importante identificar a causa de um sintoma a fim de determinar qual tratamento será mais eficaz

O tratamento de Quiropraxia é dividido em três partes:

  1. Terapia inicial intensiva: A terapia inicial é a fase que abrange a maioria das pessoas que procuram tratamento quiroprático. A frequência dos tratamentos é geralmente próxima e definida de acordo com a gravidade da condição do paciente. O objetivo é reduzir ou eliminar os sintomas de desconforto ou dor;
  2. Terapia de reabilitação: uma vez que os sintomas tenham sido aliviados, o objetivo é estabilizar a função vertebral / articular e alcançar um processo de cura o mais completo possível. Na fase de reabilitação, os músculos e tecidos moles são fortalecidos para prevenir recaídas;
  3. Terapia de manutenção: com a qual você pode corrigir quaisquer pequenos problemas antes que eles piorem.

O plano de tratamento:   Depois de fazer a avaliação, o Quiropraxista Dr. Fabio Motta avalia o caminho de tratamento mais adequado ao paciente.

Geralmente o tratamento inicial de terapia intensiva são compostos de 3 à 7 consultas de Quiropraxia.

Devemos lembrar que levou tempo para o corpo atingir certo grau de degeneração, então é normal e compreensivo esperar um determinado tempo para sua recuperação.

Removendo-se a subluxação articular e devolvendo o bom funcionamento articular, há um alívio dos sintomas e remissão da dor.

Ligue e agende sua consulta de Quiropraxia : 011-98928-8181

Atenciosamente;

Quiro Salus – Clínica de Quiropraxia em sp

Sinta os benefícios da Quiropraxia e descubra as vantagens desse tratamento natural para dor no pescoço, dor nas costas e nervo inflamado…

Mande também uma mensagem no Whatsapp:  

telefone da clínica de quiropraxia Quiro Salus

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.